Encontre o seu imóvel

Veja a lista de apartamentos à venda em São Paulo

Interior

Polo regional, Sorocaba reúne rede de serviços que atrai moradores do entorno

Comércio, educação, saúde ou serviços. São múltiplos os motivos que levam moradores do sudoeste paulista a percorrer dezenas de quilômetros, às vezes diariamente, para chegar a Sorocaba.

Segundo o professor de história da Uniso (Universidade de Sorocaba), Rogério Lopes de Carvalho, a cidade tem uma peculiaridade: "Trata-se de um município rico em meio a uma região pobre", o que explicaria a ida de pessoas em busca de serviços inexistentes ou precários em suas cidades de origem.

O município, que chegou a ser conhecido como "Manchester Paulista", teve o crescimento baseado em seu forte parque industrial ao longo do século 20. Nos últimos anos, comércio e serviços passaram a contribuir de forma mais significativa à economia da cidade.

"Além do crescimento demográfico, observamos nos últimos 20 anos um aumento do poder aquisitivo dos moradores de Sorocaba e da região", explica o prefeito da cidade, Antonio Carlos Pannunzio (PSDB).

Isso ajuda o município a resistir ao impacto da crise econômica. Segundo o presidente da Associação Comercial da cidade, José Alberto Cépil, "os indicadores econômicos, melhores que a média do Estado, sugerem que a cidade resiste bem à crise". Ele dá um exemplo: a taxa de desemprego na cidade é de pouco mais de 4% -já a média nacional está acima de 8%.

Receber moradores de outras cidades parece ajudar. O shopping Iguatemi Esplanada, por exemplo, inaugurará 11 novas lojas até o final do ano, e a expectativa é de que mais oito abram as portas no início de 2016.

Próximo à Raposo Tavares, a localização do shopping é estratégica para facilitar o acesso às pessoas de fora, segundo o gerente geral, Alessio Bergonzi. De acordo com ele, "28% dos frequentadores do centro comercial vêm de outras cidades".

SAÚDE E EDUCAÇÃO

A economia de Sorocaba se beneficia também do público universitário. Dos 11 mil alunos da Uniso, 50% são de fora, mesma parcela de estudantes da faculdade de medicina da PUC-SP originários de outras cidades, segundo o diretor da faculdade Godofredo Campos Borges.

Mas o setor que provavelmente melhor expressa a relevância do município para a região é a saúde. Os hospitais do Conjunto Hospitalar de Sorocaba, por exemplo, são os únicos do sudoeste paulista que realizam especialidades como hemodiálise e atendem a casos de emergência de alta complexidade, recebendo, diariamente, pacientes de 48 municípios.

Caso emblemático é o do Hospital Oftalmológico da cidade. Segundo o superintendente do Grupo BOS, responsável pelo hospital, Edil Vidal de Souza, 70% dos pacientes desses procedimentos não são de Sorocaba.

"O nosso hospital é a principal referência de banco de olhos do Ministério da Saúde", afirma.

Bairros da Série