Encontre o seu imóvel

Veja a lista de apartamentos à venda em São Paulo

Litoral

Litoral de SP mistura praias agitadas e paisagens desertas

Faça a sua escolha: você prefere um litoral rústico, recheado de paisagens desertas e com a mata atlântica de brinde, ou a badalação de praias cercadas por cidades e sua rede de serviços?

No litoral paulista, as duas realidades coexistem: o primeiro cenário, está mais ao norte; o segundo, ao sul.

Ao todo, 16 cidades do Estado guardam aproximadamente 860 km de litoral -só de praias, são 427 km.

É na porção norte que estão os destinos mais exclusivos e as vilas de pescadores com atmosfera bucólica, como a de Picinguaba, refúgio de tartarugas marinhas que podem ser vistas num simples mergulho. Para se chegar lá basta pegar a BR-101 (Rio-Santos) e, depois, acessar uma estrada no Km 7,5 da via. O vilarejo é distrito de Ubatuba -cidade com a maior proporção (85%) de mata atlântica preservada do Estado de São Paulo.

A região ainda tem outros quatro municípios: Caraguatatuba, São Sebastião, Bertioga e Ilhabela -esta última, na alta temporada, vira um porto movimentado para dezenas de cruzeiros de luxo.

No litoral sul, de 11 cidades, Cubatão é a única que não tem praia. Nas demais, o acesso rodoviário facilitado e a proximidade com a capital fazem com as areias fiquem cheias de turistas no verão. Uma característica marcante do litoral sul é a sua extensão contínua de praia. Em Mongaguá, a 89 km de São Paulo, por exemplo, há 13 km ininterruptos de areia, sol e mar.

Em Itanhaém, a praia dos pescadores é a mais pop. Nos anos 1990, o local serviu de cenário para a gravação da novela Mulheres de Areia, da Rede Globo. Em Praia Grande, a orla de 2 km da praia da Aviação sempre vira palco para shows no verão.

Em Peruíbe, há dois destinos exclusivos: a praia do Arpoador e a Brava, localizadas no Parque Estadual do Itinguçú, só podem ser visitadas com autorização. Mais próximas de São Paulo, Guarujá e Santos têm o litoral mais concorrido.

Bairros da Série