Encontre o seu imóvel

Veja a lista de apartamentos à venda em São Paulo

Litoral

Explosão populacional ameaça áreas verdes de Ubatuba

Ubatuba é a cidade com a mata atlântica mais preservada de todo o Estado: a cidade mantém 85% de sua vegetação original, contra 18% na capital paulista.

O dado, lançado neste mês pela Fundação SOS Mata Atlântica, não surpreende quem conhece o litoral norte e, especificamente, Ubatuba.

Por lá, até as praias mais cheias são cercadas pelos morros verdes-escuros da Serra do Mar. O cenário é fruto da urbanização relativamente tardia do litoral norte.

"Na Baixada Santista, a ocupação veio no final dos anos 1940 e, na época, a legislação ambiental era menos protetora. Quando o litoral norte começou a ser ocupado, nos anos 1960, já havia mais restrições", explica Danielle Klintowitz, coordenadora do Instituto Pólis, responsável pelo Observatório Litoral Sustentável.

O verde é um dos fatores que atraem moradores esporádicos, em busca de um lugar para passar os finais de semana. Tanto que 50% das casas da cidade são de veraneio, segundo Klintowitz. Além disso, nos últimos cinco anos, ao menos 12 edifícios foram lançados no local, segundo dados da Geoimovel.

PROBLEMA HISTÓRICO

Nos últimos 15 anos, a população de Ubatuba cresceu 29,21%, de acordo com o IBGE. Na capital paulista, o aumento foi de 14,7% no mesmo período.

Para o ambientalista Beto Francisco, do Conselho Nacional da Reserva Biosfera da Mata Atlântica, o crescimento e a urbanização se tornaram ameaças ao bioma.

"A população vai se adensando, e é preciso achar um jeito de acomodar todos. Como a prefeitura não dá conta de fiscalizar, a população de baixa renda acaba ocupando essas áreas de proteção", diz.

Em nota, a prefeitura de Ubatuba afirma que a ocupação irregular "é um problema histórico em todo litoral norte" e que há fiscalização "dentro do possível". A gestão (PT) afirma também que está regularizando pontos de ocupação irregular e que busca um local para construir mais de mil apartamentos pelo programa federal Minha Casa Minha Vida.

Bairros da Série