Encontre o seu imóvel

Veja a lista de apartamentos à venda em São Paulo

Osasco

Próxima do centro, Vila Osasco concentra restaurantes e bares

Raquel Cunha/Folhapress
Apartamento decorado de 58 m² do Atrio Bela Vista
Apartamento decorado de 58 m² do Atrio Bela Vista

É sábado à tarde na praça Duque de Caxias, na região da Vila Osasco. O sino toca chamando para a missa na catedral Santo Antônio. O clima é de cidade do interior –nem parece que o lugar tem mais de 10 mil moradores e está a poucos metros do centro da cidade.

A localização é apontada pelos moradores como uma das principais qualidades do bairro: basta cruzar a avenida dos Autonomistas para se chegar na região mais movimentada de Osasco.

"A gente não pode pôr 'centro' no nosso endereço, mas é como se fosse", diz João Antonio da Silva, 55, morador do bairro há 30 anos.

Antes de ele chegar, nos anos 1970, a Vila Osasco recebia os primeiros prédios, acompanhando o processo de verticalização que já acontecia no centro da cidade.

Uma década depois, a construção de edifícios se acentuou principalmente na avenida Santo Antônio –uma das principais da região, que durante a semana já tem trânsito nos horários de pico.

Depois de o mercado ter esfriado nos anos 1990 e 2000, chegou a hora da retomada. Nos últimos cinco anos, pelo menos seis empreendimentos foram construídos na região: 222 imóveis estão à venda, segundo a Geoimovel.

O preço médio do metro quadrado –em torno de R$ 6.300– é mais baixo que o de bairros vizinhos como Industrial Autonomistas.

Para Fernando Lacotisse, proprietário da construtora Lacotisse, o público que procura a região está em busca de uma segunda moradia. "São famílias, com um ou dois filhos, que já tem uma casa própria em um local mais longe, e agora quer morar mais no centro."

A empresa é responsável por dois prédios: o Liberty, na rua Antônia Bizarro, e o Life, na avenida Santo Antônio, ambos churrasqueira, piscina e academia. Os apartamentos têm área de 72m², com três quartos.

Raquel Cunha/Folhapress
Unidade de 61 m² do edifício Enjoy Golden Place
Unidade de 61 m² do edifício Enjoy Golden Place

POLO GASTRONÔMICO

A Vila Osasco também está virando polo gastronômico. Espalhados entre a praça Duque de Caxias e a avenida Santo Antônio, estão restaurantes chineses e japoneses, cachaçarias, churrascarias, pizzarias e bares.

"Antes, não tinha muita opção de lugar para comer. Era constrangedor o osasquense ter que ir até Alphaville ou São Paulo", afirma Esmeraldo Vicente, 30, gerente do restaurante argentino Cabaña Osasco, na praça Duque de Caxias.

Lazer também não falta. A pouco mais de um quilômetro da catedral, no sentido Jardim das Flores, ficam um Sesc e o Parque Ecológico Dionísio Alvarez Mateos. Já no sentido centro, as atrações são os shopping centers e os hipermercados.

Bairros da Série