Encontre o seu imóvel

Veja a lista de apartamentos à venda em São Paulo

Vila Mariana/Santo Amaro/Campo Belo

Vila Mariana concentra iniciativas em prol do ambiente

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Fregueses no Ocupa Food Park, estacionamento de food trucks na Vila Mariana
Fregueses no Ocupa Food Park, estacionamento de "food trucks" na Vila Mariana

A Vila Mariana dos bares e universidades também é a vila dos "ecochatos". A região, que registra a maior taxa de adesão à coleta seletiva da cidade -9%, contra 6,2% em Pinheiros e 0,4% em Cidade Tiradentes-, concentra uma série de iniciativas em prol do ambiente.

Uma das mais recentes é o Ocupa Food Park, um estacionamento de "food trucks" aberto há um mês e meio na avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 83.

Ali, comida é o de menos. "Queremos religar as pessoas, ressignificar o espaço e trazer cultura por meio da gastronomia, do design e da arte, de forma que a comunidade saia dessa experiência enriquecida", diz Marcello Bucaretchi, um dos sócios.

Até agora, uma horta orgânica foi construída no local, e a vizinhança é convidada a colaborar com a plantação, ainda pequena. Um sistema de captação da água da chuva também está em construção. Além disso, todo o lixo produzido é encaminhado para reciclagem, e o óleo utilizado é doado para uma ONG que o vende para a fabricação de biodiesel.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Horta orgânica do Ocupa Food Park
Horta orgânica do Ocupa Food Park

FORÇA DO SOL

A 550 metros de lá, muito antes do Ocupa Food Park se fixar na vila, a Korin já se destacava por vender produtos agrícolas que se desenvolvem apenas pela força "do sol, do solo e da água", como diz o diretor comercial da empresa Edson Shiguemoto.

Inaugurada em 1994, a loja ficou famosa por comercializar frangos sem "antibióticos ou hormônios promotores de crescimento".

Público parece existir. Há cerca de cinco anos, a lanchonete Prime Dog, ao lado da estação Ana Rosa do metrô, respondeu à demanda dos clientes e criou o seu primeiro sanduíche sem carne. Hoje, vegetarianos e veganos representam mais de 50% do movimento da casa. Eles vão ao local em busca de opções como o beirute de soja.

"A lanchonete ajudou a consolidar o eixo vegano que vai da avenida Paulista à Vila Mariana", diz Lilian Nahat, que ano passado inaugurou o Empório Mais Verde, com produtos "100% veganos" e que não são testados em animais, na rua Afonso Célso, 1.394.

Para Lara Freitas, co-fundadora do programa Ecobairro Vila Mariana, a região "é uma das que têm maior responsabilidade ecológica quanto ao consumo de água, energia e geração de resíduos". O projeto Ecobairro nasceu da ideia de levar para a cidade iniciativas locais e desenvolve projetos em parceria com o conselho de meio-ambiente e desenvolvimento sustentável do bairro.

Moradora da Vila Madalena, Clélia Angelon, fundadora da empresa Surya Brasil, escolheu a Vila Mariana para abrir o Espaço Surya, "o primeiro spa vegano do país".

"O bairro é muito aconchegante e a sustentabilidade é muito compreendida pelos moradores. Mas, sobretudo, as pessoas se comunicam, se conhecem. A Vila Madalena é aberta para tudo isso, mas lá não tem essa interação entre as pessoas, entre os vizinhos", afirma.

Bairros da Série