Alphaville/Tamboré

Casas de condomínios horizontais de Alphaville e Tamboré vão do moderno ao neo-árabe

Morar no campo sem se afastar da cidade grande, com uma área para construir à vontade incentiva proprietários de imóveis em Alphaville e Tamboré a realizar todos os seus sonhos estéticos.

Muitas casas dos condomínios residenciais agregam diferentes tendências, juntando elementos como colunas neoclássicas e linhas modernistas, telhados normandos e jardins franceses. Pontos fora da curva são as construções de linhas limpas, como manda a cartilha do modernismo, e projetos com jeito de castelo, que juntam inspiração árabe com estátua da Liberdade.

As casas mais antigas obedecem à "escola Alphaville", de acordo com a classificação da arquiteta Leonice Alves, que tem seu escritório em Santana de Parnaíba.

É um estilo definido pela arquiteta como clássico norte-americano. São imóveis que lembram as moradias tradicionais de subúrbios ricos dos Estados Unidos.

Entre a primeira leva de moradores, há alguns que optaram pelo estilo normando, com detalhes de madeira. "São aqueles que querem algo rústico e aconchegante", diz o arquiteto Marcos Serrano Miralles, da MSM Arquitetura, de Aldeia da Serra.

O gosto dos moradores mais recentes mudou. "A nova geração conseguiu 'limpar' o estilo das casas, mas não quer um projeto totalmente desprovido de ornamentos", afirma Alves.

Entre as tendências arquitetônicas em alta hoje estão os espaços sociais integrados, a varanda gourmet e as onipresentes piscinas com raia e borda infinita.

"O neoclássico pesado está em baixa, mas os clientes ainda pedem alguns detalhes clássicos, o que, para eles, é o mais chique", diz Miralles.

O mármore ainda faz sucesso, mas os revestimentos cerâmicos ganham cada vez mais espaço.

O que não muda nunca por ali é a preferência por acabamentos de alto padrão.

"Além dos materiais, os projetos incluem novas tecnologias para a automação da casa", diz o arquiteto.

Bairros da Série