Campo Belo/Vila Mariana

Bibliotecas temáticas da zona sul de SP têm acervos que agradam a todo tipo de leitor

Gente interessada por quadrinhos, arquitetura ou cultura popular têm bons motivos para ir à zona sul de São Paulo. Os distritos de Campo Belo, Vila Mariana e Santo Amaro concentram bibliotecas temáticas com um acervo exclusivo sobre esses assuntos.

Em toda a região, há cinco unidades do tipo. Duas ficam no CCSP (Centro Cultural São Paulo), na Vila Mariana: a Gibiteca Henfil e a biblioteca de artes Alfredo Volpi. É lá que está o segundo maior acervo de São Paulo –só perde para a Biblioteca Mario de Andrade, no centro.

Bruno Santos/Folhapress
Conjunto de bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, na Vila Mariana, que conta com gibiteca e biblioteca braille
Conjunto de bibliotecas do Centro Cultural São Paulo, na Vila Mariana, que conta com gibiteca e biblioteca braille

Ainda na Vila, está a Viriato Corrêa, de literatura fantástica. Fecham a lista a biblioteca Belmonte, de cultura popular, e a Prestes Maia, de arquitetura e urbanismo, ambas em Santo Amaro.

O desenhista Francisco Cabrera Garcia, 38, garimpa duas vezes por semana as prateleiras do CCSP em busca de quadrinhos. "Tomo como referência o traço dos principais quadrinistas para melhorar meus desenhos."

Segundo a diretora do CCSP, Juliana Lazarim, o lugar tem uma atividade voltada para incentivar a leitura entre os pequenos: a contação de histórias. O evento ocorre aos finais de semana.

Para os jovens, a iniciativa é outra: palestra sobre os livros cobrados nos principais vestibulares do país, entre eles, USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade de Campinas).

A estudante Pietra Fontana, 18, está justamente na fase de preparação para o vestibular. Ela diz que as bibliotecas da região são um espaço para aliviar a tensão provocada pelo estudo.

"Leio os jornais diários e faço os exercícios do cursinho. Para relaxar, sempre pego um quadrinho ou um livro de arte nas bibliotecas", diz.

Em Santo Amaro funciona a Biblioteca Belmonte, cujo acervo é voltado à cultura popular. Com paredes cobertas de versos de poetas consagrados, o lugar também é um espaço para saraus e rodas de música brasileira.

Segundo Jomar Santos, coordenador da Belmonte, o local tem mais de 3.000 cordéis e publicações de literatura regional caipira, indígena e afro, que tratam de temas como capoeira e bumba-meu-boi, além de oficinas de xilogravura (gravura em madeira). "Recebemos cerca de 1.300 pessoas por mês. Em época de festas de São João, esse número dobra", conta.

Mas se o negócio é literatura fantástica, vale voltar à Vila Mariana. A biblioteca temática Viriato Corrêa tem mais de 3.000 livros que levam o leitor a um mundo diferente, que foge das leis naturais da física e da razão. Histórias que envolvem fadas e dragões ocupam a maior parte das prateleiras. Mas, de longe, os mais procurados são os contos macabros do americano Edgar Allan Poe e a série "Harry Potter", da britânica J. K. Rowling.

A coordenadora Sandra Machado conta que a região sempre concentrou um público nerd e, antes de a biblioteca virar temática, já era um ponto de encontro de jogadores de RPG (jogo de representação de papéis). Por isso, desde 2008, o espaço assumiu essa vocação. Lá também tem cursos livres e sessões de cinema à noite.

Na edição deste ano da Virada Cultural, a Viriato Correa concentrará a 18º Jornada "Noite Adentro", com debates, conversas e filmes.

Para quem aprecia arquitetura e urbanismo, vale visitar a Biblioteca Prefeito Prestes Maia. O acervo guarda obras raras como estudos sobre os traços de Oscar Niemeyer ou planos urbanísticos de Lúcio Costa. Ao todo, há 55 mil itens da área.

SERVIÇO

Biblioteca Belmonte
Rua Paulo Eiró, 525, Santo Amaro. Tel.: (11) 5687-0408. De seg. a sex., das 10h às 19h, e sáb., das 9h às 16h

Gibiteca Henfil
Rua Vergueiro, 1000. Tel.: 3397-4090. Paraíso. De ter. a sex., das 10h às 20h, e sáb., dom. e feriados (exceto Carnaval e Páscoa), das 10h às 18h

Biblioteca Prefeito Prestes Maia
Avenida João Dias, 822, Santo Amaro. Tel.: (11) 5687-0513. De seg. a sex., das 9h às 18h, e sáb., das 9h às 16h

Biblioteca Viriato Correa
Rua Sena Madureira, 298. Vila Mariana. Tel.: (11) 5573-4017. De seg. a sex., das 10h às 19h, e sáb. e dom., das 11h às 18h

Bairros da Série