Interior/Litoral

Anúncio de imóvel deve contar detalhes e ter boas imagens

Se a procura por imóveis para curta temporada aumenta nas férias, cresce também o número de anúncios e a variedade das ofertas. Isso faz com que a vida de quem deseja ver sua casa alugada não seja simples.

Para se destacar e conquistar mais locatários, é preciso caprichar nas fotos e na descrição dos imóveis, recomenda Eduardo Schaeffer, CEO do portal Zap Imóveis.

"Os imóveis que geram mais interesse são aqueles com descrições completas -não apenas do imóvel, mas da região", conta.

Fugir do comum e chamar a atenção para detalhes é algo decisivo e pode acelerar o retorno do investimento feito pelo proprietário no anúncio, que pode custar entre R$ 290 e R$ 960 por três meses, dependendo da plataforma.

"Um exemplo de propaganda que faz sucesso é: 'imóvel tem piscina, churrasqueira e acesso privado para a praia, que as crianças podem utilizar sozinhas, em segurança e com privacidade'. O acesso é um ponto forte do imóvel que atrai quem tem filhos -e por isso merece destaque."

Quantidade e qualidade das fotos também ajudam o imóvel a ficar mais bem visto nas buscas de alguns sites, como o Imovelweb e o Airbnb.

"Se possível, recomendamos a contratação de um fotógrafo profissional para esse trabalho", opina Mateo Cuadras, CEO da Imovelweb.

Uma vez feito o anúncio, cabe ao proprietário garantir que a casa esteja preparada para receber as visitas. Enxoval, mobília e utensílios de cozinha são itens importantes na recepção a quem ficará na casa por um período.

"Outro ponto importante é incentivar o locatário a comentar sobre a estadia no anúncio e a avaliá-la", diz Mariana Bastos, diretora-geral do Alugue Temporada, já que isso pode ajudar e até incentivar novos negócios.

MESMA PREOCUPAÇÃO

O cuidado que o dono do imóvel deve ter na hora de alugar sua casa para alguém durante uma temporada é praticamente a mesma de quem está alugando.

A recomendação é evitar a informalidade e firmar um contrato padrão de aluguel -uma garantia de que eventuais problemas e danos ao imóvel e seus utensílios serão ressarcidos por quem utilizou a casa naquele período.

"É importante fazer um inventário de tudo que está disponível, mesmo objetos de decoração e aparelhos domésticos, principalmente os mais caros. Um acordo deve garantir que qualquer prejuízo nessa lista seja recompensado pelo locatário", recomenda Bastos.

Há sites, contudo, que não permitem a assinatura de contratos específicos, feitos fora da plataforma. O caso mais conhecido é o do Airbnb, empresa que oferece aluguel por temporada em 34 mil cidades do mundo. Como medida de segurança, há um seguro oferecido ao anfitrião em caso de danos.

A taxa de limpeza, geralmente cobrada na devolução do imóvel, também deve estar incluída e discriminada no preço do aluguel para a temporada. "Em nenhum caso, o locador ou o locatário podem ser pegos de surpresa", fala Schaeffer.

Cuidados na hora de alugar

Bairros da Série