Interior/Litoral

Locatário deve exigir contrato mesmo que seja por pouco tempo

A proximidade das férias escolares de julho impulsiona buscas de última hora por imóveis de temporada, principalmente em locais conhecidos pelo chamado turismo de inverno, como Monte Verde ou Campos do Jordão, ambos em São Paulo.

"Para quem não se antecipou, não teve tempo de fazer reserva em hotel ou simplesmente prefere usufruir de uma casa com mais espaço e cozinha própria, o aluguel por curtos períodos se tornou uma opção bastante disputada", afirma Mariana Bastos, diretora-geral do site Alugue Temporada.

Segundo Bastos, no entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher um imóvel à distância, ainda que haja pressa para fechar o negócio.

Problemas comuns, como fotos da propriedade que não condizem com a realidade, localização e estrutura não favorável aos interesses de quem aluga ou mesmo atritos com o locador, podem atrapalhar a viagem.

CUIDADOS

Para evitar surpresas desagradáveis, é importante confirmar se a política de segurança do site que intermedeia a transação exige a apresentação e a verificação dos documentos do proprietário, ler com atenção os comentários na página do anúncio e ver qual o perfil de quem se hospedaram e suas avaliações.

Mesmo em acerto feitos com o proprietário, o ideal é exigir um contrato padrão de aluguel antes de realizar o pagamento e sempre fazer contato com o dono do imóvel, seja por telefone ou videoconferência, diz Mateo Cuadras, CEO do site Imovelweb. O portal registrou em 2015 aumento de 44% nas buscas por imóveis para temporada e espera superar isso em 2016.

"O contrato é uma garantia para ambas as partes -garante que eventuais danos à propriedade serão cobertos e que todos os itens anunciados estarão disponíveis, mesmo que seja apenas por um fim de semana", afirma.

Segundo Cuadras, os pontos que mais geram dúvidas e que devem ser esclarecidos antes de concretizar o acordo são as regras do condomínio e do estacionamento.

"Algum lugares possuem menos vagas que apartamentos ou não tem espaço suficiente para carros grandes, por exemplo. Também há condomínios com regras estritas quanto ao barulho ou que só permitem aos proprietários acessar espaços como as piscinas, o playground, a academia ou o spa", diz.

A melhor maneira de evitar surpresas no aluguel é contratar um corretor credenciado na cidade, diz Carlos Ferreira, delegado do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para sub-regional de Santos, onde imóveis para a temporada representam a maior movimentação do mercado, principalmente no verão.

"Ele fará o contrato padrão, verificará os antecedentes do locador e se o imóvel é mesmo do proprietário que anuncia. Por conhecer melhor a região, poderá fazer uma análise detalhada da segurança e dos entornos, além de achar um custo-benefício ajustado para a demanda do cliente", afirma.

Como escolher um imóvel

Bairros da Série