Itaim/Vila Olímpia

Espremido entre prédios, parque do Povo é respiro para executivos

Bruno Santos/Folhapress
São Paulo, SP, BRASIL-05-04-2016: Parque do Povo, no bairro do Itaim, Zona Sul de São Paulo. (Foto: Bruno Santos/ Folhapress) *** IMOVEIS *** EXCLUSIVO FOLHA***
Pista de caminhada é um dos atrativos do parque, no Itaim

Uma densa área verde quebra a paisagem tomada por prédios corporativos e residenciais de alto padrão no Itaim Bibi, na zona oeste da capital paulista.

O Parque Municipal Mário Pimenta Camargo, ou do Povo, como ficou conhecido, é um reduto de executivos, idosos e todo tipo de gente que utilizam o espaço para a prática de esportes.

Antes de o sol raiar, nada de correr ouvindo música. A trilha sonora do lugar inclui cantorias de pássaros como quero-quero, sabiá-do-campo e tico-tico.

E mais: no local também há um jardim de temperos em que é possível até degustar folhas de plantas como mostarda, coentro, cheiro-verde e cebolinha, entre outras.

A analista de recursos humanos Vanessa Cassia Protazio, 29, enfrenta uma longa jornada de trabalho em um escritório na região do Itaim. Para dar conta da rotina pesada, ela se exercita no parque duas vezes por semana.

Protazio mora na Vila Formosa (zona leste). Saio às 5h30 de casa, mas consigo me exercitar aqui antes do trabalho. Nesses dias, fico bem o tempo inteiro, afirma.

Estrategicamente localizado nas proximidades de bancos e escritórios de empresas multinacionais, é comum às corporações a utilização da estrutura do parque para a oferta de atividades físicas a seus funcionários.

Quando a reportagem da Folha esteve por lá, presenciou um grupo de funcionários do banco Santander fazendo exercícios monitorados por um personal trainer após o expediente.

O local é completo. Há quadras poliesportivas para a prática de esportes paraolímpicos, campo de futebol com gramado, equipamentos de ginástica, ciclovia e pista de caminhada. Tudo isso distribuído em uma área de 133,5 mil metros quadrados.

Quem também não perde a oportunidade de utilizar esse combo de opções é o público de pessoas acima de 60 anos. Os espaços onde estão os equipamentos de ginástica de baixo impacto são os mais disputados, conta o aposentado Salomão Alves, 78.

Eu ainda encontro aqui pessoas do meu prédio e colegas que ainda estão trabalhando, afirma ele.

No horário do almoço, nada de exercício sob o sol. Os gramados são um convite para quem quer se alimentar ao ar livre sob a sombra de árvores como o Pau-Brasil. O local funciona todos os dias, das 6h às 22h, e está localizado na avenida Henrique Chamma, 420.

REVITALIZAÇÃO

Para Walter Torre, presidente da construtora WTorre, o parque não atrai só os frequentadores das redondezas. Tem gente de todos os lugares, pessoas que vem de trem e que trabalham aqui.

A construtora revitalizou e administrou o espaço por três anos, por meio de um acordo com a prefeitura, ao custo de R$ 8 milhões. O empreendimento tem shopping, teatro e torres corporativas, por onde passam mais de 6.000 pessoas por dia.

Para minimizar os impactos da presença do complexo, a WTorre diz que, além da gestão da área verde, construiu um viaduto e uma ciclovia de 5 km na marginal Pinheiros, entre outras ações.

Bairros da Série