Osasco/ABCD/Guarulhos

Guarulhos viveu ciclo do ouro cem anos antes de Minas Gerais

Divulgação
Canal de pedra usado na época do ciclo do ouro, no Bairro Tapera Grande, em Guarulhos ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Canal de pedra usado na época do ciclo do ouro, no Bairro Tapera Grande, em Guarulhos

Em 1589, mais de cem anos antes de bandeirantes encontrarem ouro em Minas Gerais, o desbravador português Afonso Sardinha deu início ao ciclo do ouro em Guarulhos. Ele descobriu minas na Serra de Jaguamimbaba, atual serra do Itaberaba, que fica no território guarulhense.

No início do século 17, foram encontradas outras minas próximas ao principal rio de Guarulhos, o Baquirivu-Guaçu. A cidade teve pelo menos seis garimpos: Bairro das Lavras, Catas Velhas, Campo dos Ouros, Bananal, Tanque Grande e Lavras Velhas do Geraldo –nome dado em referência ao bandeirante que o explorou.

A extração do ouro foi responsável pelo primeiro movimento de expansão urbana da cidade, segundo historiador Elton Soares de Oliveira. Mas, no final do século 17, a atividade entrou em declínio por conta da descoberta de metais preciosos em Minas Gerais.

Em vários bairros ainda existem estruturas remanescentes de antigos garimpos, como dutos de pedra para canalizar a água. Porém, o acesso para esses locais é difícil e algumas estruturas estão em áreas particulares.

"De vez em quando, organizamos um grupo e fazemos visitas informais", relata o arquiteto e urbanista Daniel Carlos de Campos, professor na disciplina Patrimônio Histórico e Restauração na Universidade Guarulhos (UNG).

Uma estrutura histórica de grande valor é um canal de pedra com 98 metros de comprimento, encontrado em 2011 no bairro da Capelinha, região da Tapera Grande.

Não há placas indicando o sítio histórico. A Prefeitura de Guarulhos informa que isso acontece porque "As estruturas de valor histórico e geológico situado nos bairros do Bananal, Lavras e Tanque Grande, estão localizados em terras de propriedade privada."

GEOPARQUE

Está sendo estudada a criação do Geoparque Ciclo do Ouro no Município de Guarulhos. Um Geoparque é uma área reconhecida pela Unesco por ter patrimônios geológicos, arqueológicos, culturais, ambientais e históricos de grande relevância.

Com uma área total de 16.900 hectares, o projeto abrange integralmente os bairros do Cabuçu de Cima, Tanque Grande, Capelinha, Água Azul, Mato das Cobras e Morro Grande e, parcialmente, os bairros do Cabuçu, Invernada, Bananal, Fortaleza, São João, das Lavras, Bonsucesso e Sadokim.

O projeto já foi encaminhado para o Serviço Geológico Brasileiro que o incluiu na proposta brasileira, aguardando o envio a Unesco para ser analisado e oficializado como um Geoparque.

Apesar disso, o Geoparque Ciclo do Ouro já foi reconhecido por decreto municipal. "Isso significa que o poder executivo do município reconheceu a relevância do projeto, mas isso não resultou em verbas ou ações na área. Neste ano, vamos tentar fazer com que ele seja reconhecido na Câmara Municipal de Guarulhos e vire lei, o que significaria mais respaldo e credibilidade", afirma Campos.

Bairros da Série