Osasco/ABCD/Guarulhos

Apelidada de "Oz", Osasco recebe convenção nacional de mágicos

Raquel Cunha/Folhapress
OSASCO - SP - 09.03.2016 - Especial Morar Osasco. Em maio Osasco sediara a convencao de Magicos de Ozsaco. Os magicos Marcos Barros, 31 (esq), Juan Araujo, 37 (alto esq), Hebert Gaban, 31 (abaixo direita), Geraldo Coelho, 70 (dir) e Gabriel Antoniazzi, 22 (centro), no teatro Grande Otelo. (Foto: Raquel Cunha/Folhapress, SUP-IMOVEIS) ***EXCLUSIVO***
Os mágicos Marcos Barros, Juan Araujo, Hebert Gaban, Geraldo Coelho, e Gabriel Antoniazzi, 22

Se Dorothy, a protagonista de "O Maravilhoso Mágico de Oz", estivesse em Osasco, não teria dificuldade em cumprir a sua missão na saga: encontrar um mágico.

A cidade, apelidada de "Oz" em referência à história escrita por Lyman Frank Baum (1856-1919), recebe uma vez por ano uma grande concentração de ilusionistas.

É a "Convenção Nacional Mágicos de Oz", realizada sempre em maio. A edição deste ano contará com mágicos de várias partes do Brasil e de países como Alemanha, Estados Unidos, Cuba e Argentina. Há 120 inscritos até agora, segundo a organização do encontro. A programação inclui de espetáculos a aulas para quem quiser se profissionalizar nos truques.

O evento nasceu da cabeça do osasquense Hebert Gaban, 31. Formado em administração de empresas, ele dá palestras motivacionais que incluem números de mágica.

"Fiquei sabendo que até 2002 o mágico Julio Lipan, já falecido, fazia convenções itinerantes pelo interior do Estado, mas isso se perdeu. Decidi criar uma versão desse evento inserindo no nome o apelido da cidade", afirma.

O projeto de Gaban já chega ao terceiro ano. Quem for para "Oz" entre os dias 19 e 22 de maio poderá participar de oito conferências, três talk shows, palestras, ensaios de números mágicos e de uma feira com equipamentos que ajudam os profissionais a criar as ilusões em cena.

Entre os artistas internacionais confirmados está a alemã Alana Moehlmann, que desenvolveu um truque no qual até seis mãos passeiam pelo seu corpo.

A convenção também dá vez para artistas brasileiros como Jimmy Fiuza, Geraldin e Jeef, cujo auge de carreira aconteceu entre os anos 1970 e 1980, em palcos de cabarés, circos e casas de espetáculos.

"Na minha apresentação, faço uma espécie de 'stand-up magic', misturando humor e magia. Costumo sempre dizer que quem não ri nas minhas apresentações, não paga", diz Geraldin, 70.

CAPITAL DA MÁGICA

A meta mais ousada de Hebert Gaban é fazer com que o evento entre para o calendário oficial da prefeitura. Além disso, ele pretende oficializar Osasco como a "capital nacional da mágica".

"Já temos esse evento, e a ideia é que a Câmara de Vereadores faça um estudo desse potencial da cidade e aprove um projeto de lei tornando Osasco a capital da mágica no país", diz ele.

O secretário de Cultura de Osasco, Fábio Yamato, apoia a iniciativa, mas faz uma ressalva. "O evento ainda está muito restrito. O desafio é alcançar mais gente, com apresentações em praças para aumentar o seu potencial."

A secretaria financia 50% dos custos. Os shows serão no Teatro Municipal (avenida dos Autonomistas, 1533), e as conferências na Escola de Artes (avenida Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360). O ingresso vai de R$ 350 e R$ 760 (pacote com workshops).

CONVENÇÃO DE MÁGICOS
Quando entre qui., 19/5, às 12h, e dom., 25/5, às 20h
ONDE Teatro Municipal (shows) e Escola de Artes (conferências)
Inscrições até o dia do evento, pelo site: www.magicosemoz.com

Bairros da Série