Paulista/Centro

Parque da Aclimação apresentou bichos aos paulistanos

"Quereis a saúde e alegria de vossas crianças? Levai-as a passar a tarde no Jardim da Acclimação", dizia um anúncio veiculado no fim da década de 1920, incluindo imagens e descrições de animais exóticos, como camelos, peixes-elétricos e hienas.

Os animais faziam parte de um plano do cirurgião e político Carlos Botelho, que queria replicar em São Paulo o que viu no parisiense Jardin d'Acclimatation. Para isso, comprou o sítio Tapanhoin e fundou, em 1892, o bosque que hoje é conhecido como parque da Aclimação, na região central de São Paulo.

Os relatos sobre o local, que abrigou o primeiro zoológico da cidade, estão no livro "Jardim da Acclimação - O Primeiro Zoológico de São Paulo: O Sonho de Carlos Botelho" (Sesi-SP, 136 págs., R$ 80), escrito pelo bisneto do idealizador, Antonio Carlos Botelho Souza Aranha, 73.

"O jardim foi ponto turístico importante. Havia só dois parques em São Paulo, o da Luz e o da Aclimação. Quando os bichos chegaram, foi um alvoroço", conta Aranha.

Se até mesmo exemplares nacionais eram pouco conhecidos à época, os animais de maior sucesso vinham de um zoo alemão, como o urso-polar Maurício.

Aranha conta que, para manter o animal em baixas temperaturas, uma fábrica da cervejaria Antarctica, situada na avenida Paulista, fornecia diariamente barras de gelo para refrescar o tanque onde o urso ficava.
Além do zoológico, a área verde abrigava a primeira leiteria da cidade, um posto botânico e a sede da Sociedade Hípica Paulista.

A família Botelho vendeu o terreno à prefeitura em 1938. Mas o parque passou a receber melhorias só a partir dos anos 1950. O local foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) em 1986.

"O parque da Aclimação originou o bairro e foi centro de muitas políticas públicas", diz Eliana Lucania, 50, presidente da associação de moradores do bairro Aclimação.

Reproducao
Imagem historica de elefantes banhando-se no lago da Aclimacao, reproduzida do livro Jardim da Aclimacao e o Zoologico. Livro conta historia do criador do Parque da Aclimacao, o medico, agricultor e político, Carlos Botelho idealizou o local em 1892. Credito: Reproducao ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Elefantes se banham no lago da Aclimação, no Parque Aclimação; local já foi zoológico

De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, o local recebe cerca de 4.000 visitantes por dia durante a semana e 7.000 nos fins de semana e feriados.

"Uma pesquisa realizada há alguns anos por um professor da FAU-USP constatou que 90% dos frequentadores moram num raio de três quilômetros do parque. As pessoas têm uma relação afetiva com a área", diz Lucania, que mora no bairro há 18 anos.

Nos 112.200 m² do parque, há um campo de futebol, quadra de areia, aparelhos de ginástica, pista de cooper e parques infantis. Nos fins de semana, frequentadores aproveitam o entorno do lago para fazer piqueniques.

PARQUE DA ACLIMAÇÃO
QUANDO de seg. a dom., das 6h às 22h; tel. 3208-4042
ONDE rua Muniz de Souza, 1.119, Aclimação

Bairros da Série