Paulista/Centro

Comércio coletivo se fortalece na Augusta

Além de abrigar bares e casas noturnas, a rua Augusta (região central) tem se tornado nos últimos anos o endereço de lojas e galerias de economia colaborativa. Os espaços funcionam quase como uma feira onde artesãos e estilistas exibem seus produtos.

A Endossa foi a primeira a se instalar na rua. Inaugurada em 2007 na Augusta, a loja colaborativa, que tem ambiente clean e descolado, aluga caixas das suas estantes de madeira para marcas de roupas, óculos, bolsas, acessórios e peças de artesanato.

Qualquer pessoa pode alugar uma caixa, mas tem lista de espera. Não há curadoria. A cada três meses, as marcas precisam atingir uma meta de vendas para continuarem expostas e devem pagar uma taxa de administração à loja. O valor do aluguel varia de R$ 200 a R$ 900 por mês de acordo com o espaço.

Raquel Cunha/Folhapress
SAO PAULO - SP - 27.04.2016 - Especial Morar bairros centrais que tem em sua maioria moradias destinadas a solteiros ou casais com apartamentos pequenos de um dormitorio ou estudio. Eidi Quintao, 32, socia da loja colaborativa Cada Qual. (Foto: Raquel Cunha/Folhapress, SUP-IMOVEIS) ***EXCLUSIVO***
Eidi Quintão, 32, sócia da loja colaborativa Cada Qual, na rua Augusta

"Eu e meus sócios queríamos trazer o modelo de negócio virtual para a rua. As pessoas escolheriam os diferentes produtos e marcas que querem e iriam organizando sua compra", explica Carlos Margarido, 32, um dos proprietários da Endossa.

A escolha da Augusta se deu pela heterogeneidade do público."Existe o pessoal que trabalha e almoça na região e frequenta a loja, gente que vem para os bares e cinemas aos finais de semana. O público varia muito conforme o dia e horário", diz Margarido.

Mas ainda que o público permaneça bastante heterogêneo, segundo ele, a rua passou por mudanças na última década. "Quando alugamos o lugar, por aqui havia pouco comércio. Hoje temos diferentes tipos de restaurantes, bares e outros negócios que buscam o mesmo tipo de público que a gente", conta.

No mesmo quarteirão em que se encontra a Endossa, fica a galeria De Tudo um Pouco, que abriga expositores e empreendedores. Cerca de 30 expositores dividem espaço num galpão. Há designers de moda feminina, acessórios e artigos de decoração.

DO OUTRO LADO

As lojas colaborativas também já chegaram ao outro lado da Augusta, na região dos Jardins. A Cada Qual se instalou no endereço há três anos, depois de deixar Pinheiros. "Havia muitos negócios parecidos em Pinheiros. Quando chegamos à Augusta, só havia a Endossa", diz Eidi Quintão, 32, sócia e gerente da loja.

Hoje a região da Augusta já é um espaço comercial focado nesse tipo de negócio.

A concorrência de lojas que visam o mesmo perfil de cliente, para Quintão, não atrapalha. "Aumentou bastante o número de lojas, mas cada uma tem um perfil. Algumas têm mais produtos artesanais, outras focam mais em moda."

Para Katherine Sresnewsky, professora de Marketing do Varejo Fashion da ESPM, a região da Augusta já começou a consolidar uma tradição nos negócios de lojas alternativas.

"O grande fluxo de pessoas e a visibilidade ajudam. As pessoas já esperam encontrar ali lojas com esse perfil", afirma a professora.

-

ENDOSSA
O que você encontra: roupas, óculos, bolsas, acessórios, artigos de decoração
Endereço: Rua Augusta, 1372
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 21h; sexta e sábado das 12h às 20h; domingo das 15h às 22h

DE TUDO UM POUCO
O que você encontra: designers de moda feminina, masculina, infantil, acessórios, presentes e decoração
Endereço: Rua Augusta, 1408
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 20h; sexta e sábado das 12h às 20h; domingo das 14h às 19h

CADA QUAL
O que você encontra: moda, papelaria, acessórios, artigos de decoração
Endereço: Rua Augusta, 2171
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 11h às 20h

Bairros da Série