Perdizes/Vila Leopoldina

Na 'Grande Perdizes', morador protege árvores contra derrubada e faz hortas em praças

A "grande Perdizes" (que engloba Vila Anglo, Pompeia e Sumaré) é um ótimo lugar para ser orgânico e para quem gosta de abraçar uma árvore.

O distrito conta com pelo menos 46 praças, segundo a consultoria imobiliária Geoimovel, uma feira de orgânicos e já viu brotar quatro hortas urbanas.

As áreas verdes da região têm em comum, além da topografia íngreme como as ladeiras do bairro, o apoio da comunidade. São os moradores que, muitas vezes, garantem a sobrevivência dessas áreas.

Se for preciso, abraçam a árvore, como fizeram em 2013 para impedir a derrubada de 30 tipuanas nas imediações do Allianz Parque, estádio do Palmeiras.

Os moradores da Pompeia também foram os responsáveis pela revitalização da praça Homero Silva: 12 mil metros quadrados de terra, plantas e nascentes que, por anos, foram tomados pelo mato.

Em 2013, o coletivo Ocupe e Abrace começou a recuperação do lugar. A ideia foi da artista Roberta Soares, 42. Ela conta que os vizinhos não a deixavam frequentar o local com a filha, dizendo ser perigoso.

Sua resposta foi um projeto de recuperação apresentado no programa de construção colaborativa do bairro, intitulado "A Pompeia que se Quer", da ONG Cidade Democrática.

No processo de revitalização, foram encontradas as nascentes do riacho da Água Preta, um dos córregos da região. A água agora alimenta o lago e é responsável pelo apelido do local: praça da nascente.

Para atrair mais moradores e divulgar seu trabalho, o coletivo criou o Festival Praça da Nascente, com atrações culturais como bandas de música e cinema ao ar livre. A última edição, no ano passado, reuniu 2.000 pessoas.

HORTAS URBANAS

Há cerca de três anos, as hortas comunitárias também começaram a vicejar pela região. As primeiras foram as da Pompeia e da Vila Anglo. No início, o entusiasmo da comunidade produziu boas safras.

"Já deu maracujá, todo o tipo de tempero", conta Marisa Teresa Silva, 83, há 45 anos morando ao lado da horta da Vila Pompeia.

Maria Teresa, porém, lamenta o estado atual da horta -embora continue relativamente limpa, o mato começa a crescer mais que os canteiros cultivados. A situação é similar na horta da Vila Anglo.

Já a horta da praça da Nascente, vai bem, obrigada. Assim como a horta do Condomínio Cultural, espaço colaborativo de criação artística na Vila Anglo.

No espaço onde trabalham cerca de 70 artistas, uma horta orgânica garante vegetais frescos para os almoços, servidos diariamente para os frequentadores do local, conta Géssica Arjuna, 33, coordenadora da gestão do Condomínio Cultural.

Além de tocar a horta, os condôminos oferecem oficinas aos moradores do bairro para ensinar os princípios da agricultura orgânica e da criação de uma horta urbana.

Bairros da Série