Santana/Casa Verde

Com novo shopping, zona norte vira centro de compras

Com a inauguração do Cantareira Norte Shopping, no último dia 27 de abril, a zona norte soma sete centros comerciais. Trata-se da segunda inauguração do tipo em três anos –a última havia sido a do shopping Metrô Tucuruvi, em 2013.

"A região se consolidou como um novo centro de compras da cidade", diz Adriana Colloca, superintendente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers).

O movimento é positivo, segundo ela, porque, além de gerar empregos, centros de compras valorizam o entorno. "As lojas locais são reformadas, o comércio é profissionalizado", afirma.

Os novos shoppings eram, sobretudo, uma demanda local. Pesquisa do Datafolha feita em 2012 mostrou que os moradores da região reclamavam mais da falta de centros comerciais do que da violência. À época, a região tinha três shoppings, enquanto a zona sul tinha 27.

"Percebemos a carência de centro de compras e o grande potencial que isso representava", afirma Geraldo Carvalho, superintendente do novo Cantareira Norte.

Quando finalizado, o lugar vai ter 135 lojas (117 espaços já foram comercializados, sendo que 80 já inauguraram). A expectativa é atender 700 mil pessoas por mês.

A estudante Renata Karina, 26, moradora do Jaraguá, já é uma delas. Antes da inauguração, ela levava 35 minutos de carro até o shopping Santana Parque; agora, são dez minutos a pé. "Ter um shopping tão perto de casa facilitou muito meu dia a dia."

Como ela, a designer de moda Dayane Araújo, 31, mudou a rotina depois da abertura do shopping Metrô Tucuruvi.

"Nele consigo resolver de imediato necessidades básicas. Antes, tinha que me deslocar até o Center Norte", diz ela, que mora no Jaçanã.

Segundo o centro comercial vinculado à estação de metrô, 80% dos até 80 mil visitantes diários do local são moradores da zona norte.

PIONEIRO

Inaugurado há 32 anos, sendo pioneiro na região, o Center Norte está investindo em revitalização para acompanhar a nova concorrência.

"Estamos mudando e buscando um mix de lojas para atender melhor nosso público, já que a maioria dele é das classes A e B", diz Ricardo Afonso, diretor-superintendente dos shoppings Center Norte e Lar Center.

Os dois fazem parte de um complexo que inclui também o Expo Center Norte, sede de eventos e convenções, e o hotel Novotel.

O cenário de novos centros comerciais, um dos reflexos do aumento da renda na região, tende a valorizar ainda mais os imóveis da zona norte, segundo Celso Amaral, diretor da consultoria Geoimovel e da Amaral d'Avila Engenharia de Avaliações.
"A tendência é que os imóveis sejam de padrão mais alto, porque os bairros estão se qualificando", afirma.

Luiz Carlos Kechichian, diretor da imobiliária Mirantte, concorda com a tese, mas acredita que, por enquanto, os preços não sofrerão grandes alterações.

"Mas, quando o mercado se aquecer novamente, os empreendimentos vão mostrar os shoppings como âncoras de valorização e comodidade", diz.

Bairros da Série