Santana/Casa Verde

Polos de boemia atraem público fiel nos fins de semana

Reinaldo Canato/Folhapress
Frequentadores nas mesas da calçada do bar Loirassa, no Jardim São Paulo
Frequentadores nas mesas da calçada do bar Loirassa, no Jardim São Paulo

Vila Madalena, Baixo Augusta, Jardins? Quando o assunto é tomar uma cerveja e petiscar com os amigos em bares, a zona norte não fica devendo aos outros pontos cardeais boêmios da cidade, como oeste e centro.

Entre o Mandaqui e Santana se concentram dois verdadeiros polos de botecos -que, apesar de atraírem gente de bairros mais afastados, são mesmo queridinhos da região.

"Cerca de 80% da nossa clientela fiel é do entorno", estima Elizeu Milani, gerente do bar Caetano's, no Mandaqui.

A casa foi aberta em 2005 na avenida Engenheiro Caetano Álvares, aproveitando o sucesso da Cervejaria do Luiz Fernandes, inaugurada em 1992 no imóvel ao lado.

A cervejaria, pioneira na transformação da área, foi parar ali um pouco por acaso.

"Só escolhi o lugar porque tinha ali um terreno disponível, no meio de um monte de lojas de automóveis", lembra o dono, Luiz Fernandes, 79.

Conhecido como seu Luiz, ele é uma espécie de celebridade em Santana, por causa do bolinho de carne e das outras comidinhas servidas no outro bar que leva seu nome, na rua Augusto Tolle (a 1 quilômetro da filial) desde 1970.

"Começamos com 2 quilos de carne por dia; hoje, usamos até 200 quilos", diz, para dimensionar a frequente lotação das duas unidades.
O sucesso delas levou a um dos escudeiros de seu Luiz, Edilson Dargas, a se aventurar e abrir um negócio próprio: justamente o Caetano's, que ocupa um imóvel no qual antes funcionava uma doceria.

O bar o estimularia a abrir, ao lado, o Santa Cana e Villa Caetano's -todos com extensas cartas de cerveja e cortes de carne como bife ancho, picanha e t-bone, assados pelo irmão de Dargas, Wilson.

Com o embalo, mais três empreendimentos abririam as portas na Engenheiro Caetano. Hoje, as calçadas, cercadas por árvores e de frente para uma movimentada pista de caminhada, ficam tomadas de quinta a domingo.

Foi ouvindo a dica de um amigo morador da região que o representante comercial Marco Aurélio de Paula, 32, de Guarulhos, decidiu conhecer as mesas da Parada Inglesa.

"Agora, quero voltar mais vezes para conhecer outros bares que vi por aqui", diz.

A avenida Luiz Dumont Villares, no bairro, tem uma fileira deles. De perfil diferente da Engenheiro Caetano, as casas ficam mais espalhadas pela via larga e têm estilos bem variados.

O North Beer, com dois salões, mezanino e varanda, é o maior das redondezas. Em frente, com caquinhos de azulejo na entrada, o Spetoo se especializou, como o nome sugere, nos espetinhos.

Apresentando o lugar a um amigo da zona sul, a publicitária Milena Gimenez, 24, é cliente assídua. "Acho a Vila Madalena muito lotada", diz.

Seguindo o curso da Dumont Villares sentido Vila Guilherme, outras opções pipocam aqui e ali. Aberto em 2010, o Loirassa, com jeitão de boteco, é o centro de mais uma "ilha" de bares, que inclui casas como o Adega Original.

OS BARES DA ZN

Cervejaria do Luiz Fernandes
ONDE av. Eng. Caetano Álvares, 5.470, Mandaqui; tel. (11) 98976-9147

Caetano's Bar
ONDE av. Eng. Caetano Álvares, 5.496, Mandaqui; tel. (11) 2976-4598

Santa Cana
ONDE av. Eng. Caetano Álvares, 5.482, Mandaqui; tel. (11) 2950-8468

Villa Caetano's
ONDE av. Eng. Caetano Álvares, 5.550, Mandaqui; tel. (11) 2283-2837

North Beer
ONDE av. Luiz Dumont Villares, 1.543, Parada Inglesa; tel. (11) 2950-0304

Spetoo Picanha e Bar
ONDE r. 24 de Dezembro, 39, Parada Inglesa; tel. (11) 2872-2800

Loirassa
ONDE av. Luiz Dumont Villares, 800, Santana; tel. (11) 2372-6203

Bairros da Série