Tatuapé/Mooca

Moradores da Mooca se unem para plantar árvores na região

O passado industrial da Mooca, na zona leste de São Paulo, deixou uma herança cinza para o bairro: a região tem a menor quantidade de área verde da cidade.

Segundo dados da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o bairro tem 2,39 metros quadrados de verde por habitante (m²/hab). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda pelo menos 12 m²/hab.

Para combater o problema, moradores do bairro estão se reunindo e criando grupos. É o caso do Muda Mooca, criado em 2013 pelo advogado Danilo Bifone, 40.

Com 30 envolvidos, a equipe consegue plantar milhares de árvores de uma só vez. "Em um único dia plantamos mais de 1.000 arvores em Cidade Ademar. Agora nosso objetivo é ambicioso: plantar 4.000 arvores em Itaquera até o fim do ano em parceria com a subprefeitura", conta.

Para fazer isso, Bifone e os membros do grupo procuram canteiros e calçadas que possam abrigar as árvores. O passo seguinte é pedir autorização para os donos do local para efetuar o plantio, o que nem sempre é fácil.

"A Mooca tem uma história industrial. Muitos moradores perderam a ligação com a terra e não querem árvore, pois acham que ela vai gerar sujeira com as folhas", diz.

De acordo com Bifone, o plantio é feito com mudas adequadas para a ocupação urbana. "Mais de 90% das quedas de arvores acontecem por intervenção humana, como plantio errado e poda assimétrica", afirma.

Reinaldo Canato/Folhapress
Danilo Bifone, morador da Mooca, planta uma muda de árvore em uma rua do bairro
Danilo Bifone, morador da Mooca, planta uma muda de árvore em uma rua do bairro

MOOCA VERDE

Outro grupo que atua na região é o Movimento Mooca Verde. O objetivo, nesse caso, é pressionar o poder público por novos espaços de lazer, como parques e praças, e pela revitalização de áreas verdes degradadas.

Dados da prefeitura mostram que a Mooca tem apenas quatro praças, o que a deixa com o terceiro pior índice de áreas de lazer em parques na cidade.

"Aos poucos estamos mudando essa estatística. Fazemos um mutirão e revitalizamos alguns lugares, como a praça Abronia, um lugar que antes era escuro e subaproveitado. Agora o lugar é ocupado pela comunidade", diz a advogada Adriana Paula Oliveira, 38, uma das fundadoras do projeto.

Entre as poucas áreas verdes da região está o Parque Sabesp Mooca Radialista Fiori Gigliotti, inaugurado em 2014. Com 21.200 m² e 3.000 arbustos e trepadeiras, serve como agente natural que minimiza o impacto do excesso de carros da Radial Leste.

"Como se trata de uma das poucas áreas verdes da região, o parque recebe mais de mil pessoas por fim de semana", conta Alfredo Marano, administrador do parque.

Para o presidente do Proam (Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental), Carlos Alberto Bocuhy, a falta de verde causou um desequilíbrio ambiental na Mooca. Segundo ele, a região chega a ter até cinco graus a mais em relação à temperatura da cidade.

"Se a Mooca tivesse mais verde, a região seria mais umidificada. Árvores robustas funcionam como reguladores térmicos e lançam gotículas de água na atmosfera", afirma Bocuhy.

Um dos problemas disso é o impacto na qualidade do ar. A estação de monitoramento da rede da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) na rua Bresser -que fica no bairro- indica que o nível de poluição, está acima da média da cidade na maior parte do ano.

Bairros da Série