Tatuapé/Mooca

Zona leste tem 32 parques urbanos; cinco deles estão entre os dez maiores de SP

Raquel Cunha/Folhapress
Jardim japonês do Parque Ecologico Profª Lydia Natalizio Diogo
Jardim japonês do Parque Ecologico Profª Lydia Natalizio Diogo

Bem equipadas e heterogêneas, as áreas verdes da zona leste paulistana são refúgios para diferentes grupos, de praticantes de ioga a skatistas. A região tem 32 parques públicos, sendo que cinco deles estão entre os dez maiores da cidade.

O parque do Carmo, com 2,3 milhões de metros quadrados, é o segundo da lista -só perde para o Anhanguera (zona norte), que tem 9,5 milhões de metros quadrados (veja no ranking abaixo).

Aos domingos, quando recebe mais visitantes, o Carmo fica tomado por cerca de 150 mil pessoas. "Tem dia que não dá nem para achar vaga no estacionamento", diz o técnico em logística Leone Marques, 26.

O público é ainda maior na época do Festival das Cerejeiras, entre junho e agosto, época de florada da árvore. O espaço tem cerca de 4.000 pés da fruta.

No festival, além de contemplar as flores cor-de-rosa, dá para comer pratos da culinária japonesa e assistir a espetáculos. "Fica tudo lotado, até a avenida ao redor do parque", diz Leone, que frequenta o local desde criança.

Agora, ele leva o filho Murilo, 2. "É muito gostoso. Se fosse para melhorar algo, eu colocaria mais opções de brinquedos para as crianças e abriria uma lanchonete no parque. O resto está ótimo."

O Carmo tem quatro quiosques com churrasqueiras disputadas pelos visitantes. "Quanto mais perto do fim de ano, mais cedo você tem que chegar para garantir o quiosque. Às vezes chego às quatro da manhã", conta o barman Jorge Ytalo, 30.

Se no parque do Carmo os gramados e bosques convidam a piqueniques, no Ceret (Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador), na região do Anália Franco, as estruturas chamam para a prática de esportes.

O parque, que recebe cerca de 70 mil visitantes por mês, tem quadras esportivas, piscinas, pista de corrida, sala de ginástica, academia e campo de rugby.

A dona de casa Kellein Radaic, 33, usa o espaço três vezes por semana para se exercitar com a mãe, Sonia Honorato, 53, funcionária pública. As duas caminham no fim de tarde e dizem que a maior vantagem do Ceret é a segurança e a tranquilidade.

"Tem câmeras de segurança, guardas e ronda. A iluminação à noite é ótima. É uma ilha que protege do estresse da cidade", diz Kellein.

No parque também há um espaço pet, com uma entrada própria que dá acesso a um gramado telado, onde os visitantes podem levar seus animais de estimação e soltá-los para correr e brincar.

Pipoca, uma cachorrinha de um ano e dois meses, pula e abana o rabo quando a dona, a nutricionista Flavia Lanza, 28, segura a coleira. Ela já sabe que vai passear. "Vamos ao parque Ceret todos os dias no fim da tarde onde ela socializa com outros cães amigos", diz a moça.

O espaço foi inaugurado em junho do ano passado. No parque não é permitido que animais passeiem com os donos nas pistas de caminhada, o que justificou a criação de uma área só para eles. "Aí sim! Melhorou muito a qualidade de vida da gente e dos animais, antes eu vinha só caminhar, mas agora trago a Pipoca para gastar a energia", diz a nutricionista.

Já no parque Linear Tiquatira as pessoas podem se exercitar junto com animais de estimação, basta que estejam na coleira.

Lá, as pistas de skate e patins são usadas dia e noite por moradores da região e grupos de atletas. Há também uma pista de bicicross, com elevações no percurso.

os 10 maiores parques de são paulo - EM M²

PÁSSAROS

Para os apaixonados por natureza, os parques Piqueri e Ecológico Chico Mendes são ótimos passeios.

No primeiro, adeptos de "birdwatching" podem observar até 90 espécies de aves no local. No Ecológico Chico Mendes, são 40 tipos de pássaros. Nesse, no entanto, bicicletas, patins e skates são proibidos.

Já no parque Lydia Natalizio Diogo, na Vila Prudente, é possível praticar exercícios e participar de atividades de educação ambiental promovidas pelo parque, que tem composteira e minhocário.

*

Parque Carmo
ONDE av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera.
FUNCIONAMENTO 5h30 às 18h

Parque Ceret
ONDE r. Canuto de Abreu, s/n, Tatuapé.
FUNCIONAMENTO 6h às 22h (seg. a sex.); das 6h às 18h (fim de semana e feriados)

Parque Piqueri
ONDE r. Tuiuti, 515, Tatuapé.
FUNCIONAMENTO 6h às 18h

Parque Ecológico
Chico Mendes
ONDE r. Cembira, 1201, Vila Curuçá Velho
FUNCIONAMENTO 7h às 18h

Parque Profª Lydia Natalizio Diogo
ONDE r. João Pedro Lecor, s/n, Vila Prudente.
FUNCIONAMENTO das 6h às 22h

Bairros da Série