Tatuapé/Mooca

Novo centro comercial reforça vocação comercial da zona leste

Bruno Santos/Folhapress
Maior loja da Etna do Brasil, no Tatuapé
Maior loja da Etna do Brasil, no Tatuapé

Ao lado do shopping Anália Franco, um painel de concreto de 200 metros começa a tomar forma. Batizado de Interprime, o empreendimento será o mais novo centro comercial da zona leste.

O complexo, que deve abrigar uma nova loja da Leroy Merlin, ainda não tem data de lançamento, mas se insere em uma das regiões mais bem servidas de shopping centers da cidade.

Vizinho à obra, o shopping Anália Franco já se consolidou como o principal endereço do comércio de luxo da região. Entre as lojas que abriga, estão grifes como Brooksfield, Siberian, Calvin Klein e Ricardo Almeida, além das joalherias H. Stern, Swarovski e Vivara, entre outras.

Em outra ponta do bairro, ao lado da estação de mesmo nome, dois centros quase vizinhos, o Metrô Tatuapé e o Boulevard Metrô Tatuapé, completam as opções para os moradores.

A região também lidera vários rankings: tem maior shopping center do país, o Aricanduva, o maior McDonald's do Brasil, no shopping Itaquera, a maior Etna (loja de móveis e decoração) do país, na marginal Tietê, além de grandes lojas ao longo das vias expressas, como a Dicico e a Sam's Club, que ficam na Radial Leste.

Para o arquiteto Julio Cesar Olivieri, membro do conselho de política urbana da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e dono de um escritório na região, o grande desafio para o futuro comercial da zona leste será atrair consumidores de outras regiões.

"Ainda predomina um estigma de bairro operário muito grande na imagem da zona leste", afirma Olivieri. "É algo que não corresponde com a realidade."

O arquiteto ressalta que, desde a inauguração da Arena Corinthians, moradores de áreas mais distantes têm passado a frequentar a região. Para ele, o fluxo pode reacender o potencial comercial da zona leste. Olivieri pondera, no entanto, que essa mudança pode demorar ainda "uns dez anos" para se começar a se concretizar.

Bairros da Série