Encontre o seu imóvel

Veja a lista de apartamentos à venda em São Paulo

Tatuapé/ABCD

Tatuapé é líder na oferta de novos imóveis

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Academia do edifício Porto Santo, da construtora Marcanni
Academia do edifício Porto Santo, da construtora Marcanni

Um dos distritos mais valorizados da zona leste, o Tatuapé tem hoje um terço dos imóveis à venda na região, que compreende também os vizinhos Belém, Carrão, Mooca, Água Rasa, Vila Formosa e Vila Prudente.

Segundo dados da Geoimovel, há 1.280 unidades disponíveis na região, mais da metade delas pertencentes a empreendimentos lançados nos últimos 12 meses.

Ocupado por chácaras de famílias ricas, o bairro foi loteado no final do século 20 e passou a abrigar famílias de classes média e alta. De lá para cá, viveu um processo de verticalização e proliferação de comércio e serviços.

PÚBLICO-ALVO

Segundo o diretor de vendas da imobiliária Lello, Igor Freire, o bairro atrai principalmente famílias de classe média, mas a faixa de renda dos moradores varia.

"Vendemos apartamentos que vão de R$ 300 mil a R$ 4 milhões. É um bairro com muitas opções de comércio e restaurantes de todo o preço", afirma.

Dos 33 prédios com imóveis novos disponíveis, 26 possuem opções entre dois e quatro dormitórios. Somente um tem todos os apartamentos com só um dormitório.

Ze Carlos Barretta/Folhapress
Sala de apartamento do prédio Porto Santo, da construtora Marcanni
Sala de apartamento do prédio Porto Santo, da construtora Marcanni

A familiaridade com a região ajuda a atrair novos moradores, segundo Freire. "Quem compra imóvel geralmente tem família instalada por ali e quer ficar perto", diz.

Segundo o economista-chefe do Secovi-SP (sindicato que representa o mercado imobiliário), Celso Petrucci, o aumento recente do número de empreendimentos condiz com o tamanho do bairro.

"Desde 2011, são oferecidas cerca de mil novas unidades por ano. Em 2010, no último censo, o Tatuapé tinha cerca de 75 mil habitantes."

NOVO PLANO

Adriana Ferreira, diretora de marketing da construtora Marcanni, que lançou dois prédios, em 2011 e 2015, diz que o Tatuapé é hoje o bairro mais forte e promissor da zona leste. A empresa tem planos para lançar um novo edifício nos próximos anos.

Uma preocupação das incorporadoras é a adequação ao Plano Diretor, que passou a valer em julho de 2014, e determina que prédios próximos a corredores de ônibus e estações de metrô tenham menos vagas de garagem e mais apartamentos.

"Com apenas uma vaga, temos que pensar em como montar o empreendimento, porque casais com filhos geralmente têm dois carros", diz Ferreira.

Petrucci, do Secovi-SP, diz que os prédios adaptados às novas regras só devem chegar ao mercado em 2016 ou 2017, mas que é difícil prever o futuro do bairro.

"Em termos de demanda, não vejo problema em continuar com mil unidades por ano, mas vai depender muito dessas leis", afirma.

Bairros da Série